segunda-feira, 26 de abril de 2010

2º Comentário

Os sites e os blogues são ferramentas que pelas suas características, permitem aos utilizadores a comunicação, a manifestação de preferências pessoais ou culturais, a demonstração de conhecimentos ou simplesmente a demonstração das capacidades artísticas, nas mais variadas áreas.
Os jovens fazem-nos explorando a sua própria identidade, experimentando atitudes e posturas, que muitas vezes se relacionam com os grupos sociais, étnicos, culturais a que pertencem, ou com os quais se sintam identificados, ou simplesmente por curiosidade.
Huffaker (2008) e Schmidt (2008) realizaram vários estudos que confirmam o papel dos blogues na construção da identidade dos adolescentes. Segundo os autores, os jovens de hoje utilizam na Internet uma nova linguagem, a Netspeak. Uma linguagem cheia de calão e de acrónimos e utilizando um número infinito de “emotions”, que os caracteriza e ajuda a integrarem-se. Schmidt aponta o papel importante das comunidades sociais para a integração no grupo. A maioria dos jovens vêm a internet como um local seguro, não tendo noção desta falsa segurança, podendo por vezes entrarem em contacto com predadores sexuais e pedófilos. A maioria, independentemente do género, acabam por fornecer dados importantes sobre a sua vida, muitas vezes sobre aspectos íntimos da sua sexualidade. Por vezes, são ingénuos e correm riscos ao exporem a sua verdadeira vida no ciberespaço. O estudo de Huffaker & Calvert revela que 70% dos adolescentes da amostra revelaram o seu primeiro nome, 59% deram a sua localização, 61% a informação do contacto e 44% o e-mail.
A Internet faz parte integrante da vida dos nossos jovens, sendo eles nativos digitais a sua utilização é natural, e é com ela que eles acabam por construir a sua identidade. Depende de nós, pais e professores, fazer um acompanhamento cuidado e vigilante, sempre numa perspectiva educativa e alertando para os perigos inerentes à sua utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário