quinta-feira, 1 de julho de 2010

Reflexão final

Atravessamos uma época que evoluiu sob o impacto da ciência, da tecnologia e do pensamento racionalista. Ou estamos «in» ou «out», «on» ou «off», ipsis verbis, ligados ou desligados, a informação encontra-se disponível em qualquer parte do mundo e de modo quase instantâneo. As TIC tornaram-se parte integrante da sociedade, consolidando-se a ideia de que são um conjunto de poderosas ferramentas que resolvem a maior parte dos problemas com que somos confrontados no nosso quotidiano. Devemos por isso, ter em conta que a maioria dos nossos alunos são nativos digitais.


Os jovens estão a construir uma nova forma de estar no mundo, na vida, cada vez mais assente nos media digitais: pesquisa, comunicação, encontros, jogo, visionamento de filmes. Não podemos fazer de conta que a Web não existe e que ela não desempenha um papel importante na vida dos jovens. Os vários estudos que analisamos demonstram exactamente que as redes sociais, os blogs e outros serviços contribuem hoje para a construção da identidade dos adolescentes, para a sua afirmação no grupo e socialização.

A grande maioria dos alunos desta unidade curricular são professores, logo nos é exigido um conhecimento e uma actualização constante em relação a tudo o que diz respeito aos jovens para podermos interagir cada vez melhor. Por isso, as actividades propostos foram de grande interesse e utilidade porque abrangeram um leque alargado de situações que era necessário reflectir, aprofundar e debater.

A frequência desta unidade curricular constituiu mais um desafio no caminho a percorrer ao longo deste mestrado. Foi mais uma oportunidade de reflectir e de entender melhor os jovens. Durante as semanas em que decorreu esta unidade, foi possível sentir a revolução que as novas tecnologias tiveram no quotidiano das nossas escolas, dos nossos jovens, e tendo nós tomado consciência da nova realidade digital em que vivemos.

Outra questão que gostaria de salutar, foi o ambiente profissional, cordial e de entre ajuda de todos os elementos dos grupos com quem tive o prazer de trabalhar no desenvolvimento das actividades propostas. Foi um verdadeiro trabalho colaborativo. A todos, um bem haja.